O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para tempestades em todo o Rio Grande do Sul no início desta semana, com maior atenção para a segunda-feira (27).
O alerta amarelo representa o primeiro nível entre os três graus de avisos meteorológicos do instituto. A classificação indica perigo potencial, seguida pelos níveis laranja, de perigo, e vermelho, de grande perigo.
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo.
O instituto informa que há baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e ocorrência de alagamentos.
Estado segue em alerta para inundações
Além do aviso para tempestades, o Rio Grande do Sul permanece sob alerta laranja para risco de inundações até quarta-feira (29). Duas áreas do estado também receberam alerta vermelho, abrangendo as regiões de Uruguaiana, Alegrete, São Gabriel, Rio Pardo e Canoas.
Há possibilidade de cheias no baixo rio Uruguai, entre São Borja e Uruguaiana, no rio Jacuí, a partir de Dona Francisca até o Delta, no rio dos Sinos, em São Leopoldo, além dos rios Ibirapuitã, em Alegrete, Santa Maria, em Dom Pedrito e Rosário do Sul, Ibicuí, em Manoel Viana, e Quaraí, no município de Quaraí.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul adota cinco níveis de avisos para eventos relacionados a inundações: verde (normal), amarelo (atenção), laranja (alerta), vermelho (inundação) e roxo (inundação extrema).
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.