Como todos sabem, o novo sistema de pagamentos instantâneos começará a operar no dia 16 de novembro. Com isso, a chave Pix poderá ser o CNPJ/CPF, e-mail, número de telefone ou um código aleatório gerado pelo sistema do banco. Além disso, esta chave Pix não é obrigatória, contudo irá facilitar muito as transações.
Ao cadastrar o seu e-mail, por exemplo, você não precisará passar quaisquer dados bancários seus para receber, já que a pessoa consegue realizar a transferência somente com esta chave Pix informada por você.
É necessário esclarecer que a chave Pix não pode ser cadastrada em contas diferentes. Porém, se você cadastrou a chave em uma conta e depois não deseja mais permanecer naquele banco, poderá sem qualquer problema fazer a portabilidade da chave para outro banco.
Você fez o cadastro da chave Pix, mas desistiu do banco? Aprenda a fazer a portabilidade
A portabilidade da chave Pix deve ser solicitada na nova instituição onde deseja realizar o registro. Com isso, você estará transferindo o vínculo de uma chave para uma conta distinta.
Você poderá fazer de duas formas, a primeira, conforme já dito anteriormente, pedir diretamente ao banco e a segunda pelo próprio aplicativo. Dessa forma, a instituição onde estava cadastrada a chave deverá enviar a confirmação do pedido de portabilidade no prazo de até 10 minutos.
Depois desta confirmação, em até 5 minutos, receberá uma notificação do banco para onde foi migrada a chave e assim, avisando que está tudo certo. Porém, enquanto não houver a confirmação da portabilidade, a chave Pix estará ainda vinculada à conta anterior.
Caso, não haja a confirmação em até 7 dias, esta portabilidade é cancelada de forma automática. Se preferir, poderá ir diretamente ao banco para solicitar novamente a portabilidade.
Por fim, voltamos em breve trazendo mais novidades sobre a Pix entre outras novidades. Então, fique ligado diariamente no CenárioMT.