Quantas vagas tem no Concurso Polícia Federal 2025? A corporação anunciou a realização de um novo concurso público para preencher mil vagas na área policial.
A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14) e marca um passo importante no reforço da segurança pública no país. Para ajudar os leitores, a redação do CenárioMT criou um conteúdo com dicas valiosas para quem deseja passar.
As vagas autorizadas abrangem cinco cargos da Polícia Federal, com diferentes requisitos e responsabilidades:
- Delegado: 120 vagas
- Perito Criminal Federal: 69 vagas
- Agente: 630 vagas
- Escrivão: 160 vagas
- Papiloscopista: 21 vagas
Prazo para o edital do Concurso Polícia Federal 2025

O edital de abertura de inscrições para o concurso público tem um prazo de até seis meses para ser publicado, ou seja, até agosto deste ano.
O documento, assinado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, trará detalhes sobre os requisitos para cada cargo, o cronograma do concurso e as etapas de seleção.
Reforço na segurança pública

O concurso Polícia Federal 2025 foi autorizado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
O objetivo é aumentar o número de integrantes da corporação de 13 mil para 15 mil policiais, reforçando o combate ao crime organizado e a segurança nas fronteiras do país.
A previsão é que os aprovados no concurso público comecem a atuar na Polícia Federal até o fim deste ano ou em 2026.
Isso também pode te interessar: Concurso Polícia Federal: O Que Esperar da Prova para Agente Administrativo?
Com a autorização publicada no DOU, os próximos passos são a elaboração e publicação do edital do concurso. Os interessados em ingressar na Polícia Federal devem ficar atentos aos prazos e requisitos de cada cargo, e se preparar para as etapas de seleção, que geralmente incluem provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física, exame psicotécnico e investigação social.