As novas exigências valerão até o final de 2020.
Já estão em vigor as novas regras de transição de aposentadoria no INSS. Dessa forma, os novos cálculos estão com regras mais rígidas se comparar com os pedidos de aposentadoria realizados antes da publicação da reforma da Previdência em novembro do ano passado.
Ao todo, foram 3 transições. O Instituto Nacional de Seguro Social passou a requerer mais 6 meses de contribuição e estas regras irão valer até o final deste ano.
Dessa forma, a idade mínima progressiva para aqueles que completarem as condições neste ano é de 61 anos e 6 meses de idade para os homens com, no mínimo, 35 anos de contribuição e para as mulheres 56 anos e 6 meses com, no mínimo, 30 anos de contribuição.
INSS: Confira a nova idade mínima para aposentadoria em 2020
Quanto à aposentadoria por pontos, esta também aumentou a exigência. Dessa forma, é considerada a soma da idade do beneficiário com o tempo de contribuição. Para as mulheres passa a ser 87 pontos (mulheres) e para os homens, 97 pontos.
Além disso, a antiga aposentadoria por idade aumentou também para as mulheres.
Com isso, é necessário ter 60 anos e 6 meses de idade, assim como também 15 anos de contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social. Anteriormente, a idade exigida era de 60 anos.
É necessário ressaltar que a reforma não alterou qualquer critério à aposentadoria por idade para os homens e com isso, poderão ainda solicitar o benefício ao completar 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.
Abaixo, segue o resumo das 3 transições do Instituto Nacional de Seguro Social.
Aposentadoria com idade mínima progressiva
- Mulheres: Idade mínima de 56,5 anos, com tempo de contribuição de 30 anos.
- Homens: Idade mínima de 61,5 anos, com tempo de contribuição de 35 anos.
Aposentadoria por pontos (para quem completar as exigências em 2020)
- Mulheres: 87 pontos, com soma idade + anos de contribuição.
- Homens: 97 pontos, com soma idade + anos de contribuição.
Aposentadoria por idade (para quem completar as exigências neste ano):
- Mulheres: 60,5 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.
- Homens: 65 anos, com tempo de contribuição de 15 anos.
Enfim, em breve mais atualizações sobre esse tema. No entanto, você pode receber conteúdo diariamente no celular. Participe de nosso novo grupo de Whatsapp. Então, click aqui, e receba diariamente as notícias destaques do dia.