Você já ouviu falar em fintech? Fintechs são tecnologias financeiras, ou melhor dizendo, são inovações que usam a tecnologia para oferecer serviços financeiros de uma forma mais eficaz, acessível e personalizada. Essas inovações trazem diversas soluções para o nosso dia a dia, sejam sistemas complexos de pagamentos digitais, criptomoedas e automação bancária, ou simples aplicativos para controle de finanças pessoais que podem ser acessados em dispositivos digitais.
Os aplicativos podem nos auxiliar muito no controle do nosso dinheiro. Na organização das finanças pessoais, por exemplo, é possível registrar receitas e despesas, organizando por tipos de gastos (como alimentação, transporte e lazer) e dando uma visão ampla da situação financeira e auxiliando na criação e cumprimento de metas orçamentárias. Alguns aplicativos até ajudam a planejar o uso de cada centavo recebido.
Há os aplicativos bancários, que já conhecemos, que oferecem uma gama de serviços, como agendamento de pagamento, parcelamentos, alertas de vencimento e integração com o Pix, dentre muitos outros.
Outro tipo de fintech são aplicativos voltados para investimentos, que oferecem orientações e simulações de vários tipos de aplicação, seja para quem está começando ou para aqueles que desejam se aventurar mais nesse mundo.
Também existem os aplicativos de automatização, que se conectam com nossa conta bancária ou cartões de crédito para nos oferecer atualizações automáticas dos gastos e organização das despesas por categoria.
Em se tratando de educação financeira, há aplicativos que literalmente nos ensinam a como lidar melhor com o nosso dinheiro, identificando muitos hábitos que normalmente não percebemos, mas que são péssimos para nossa saúde financeira.
Outros aplicativos organizam nosso dinheiro em “caixinhas” com objetivos nominados e bem definidos.
Quais as vantagens em usar a fintech?
Para quem ainda tem dúvidas quanto à utilidade dos aplicativos, podemos elencar algumas delas. Tudo pode ser controlado pelo celular, com atualizações automáticas e, na maioria das vezes, instantâneas, trazendo mais praticidade para o nosso dia a dia.
A maioria dos aplicativos oferece personalização de ajustes e configurações de acordo com as nossas necessidades. Quando não são gratuitos no modo full, sempre oferecem acessibilidade através de versões básicas sem custo. E podemos citar mais uma vantagem: a prevenção, pois nos ajuda a evitar gastos desnecessários e também a monitorar nossas dívidas.
Podemos concluir que as inúmeras ferramentas que existem foram criadas para nos auxiliar na relação com nosso dinheiro, fazendo com que qualquer cidadão – seja interessado em aprender sobre finanças ou em se aprofundar no assunto – possa planejar e controlar seus gastos, e promover uma verdadeira reeducação financeira.