A Dataprev informou que o problema já foi corrigido.
Uma parte dos trabalhadores das empresas privadas que concordaram em assinar o acordo de suspensão de contratos e redução de jornada e salário terá um pequeno atraso para receber o pagamento do Benefício Emergencial de Emprego e Renda (BEm).
Mas, o que é o Bem? Trata-se de um programa social criado pelo Governo Federal voltado para aqueles que possuem vínculo empregatício. Este programa foi criado com o intuito de evitar a demissão em massa no período da pandemia.
Conforme informações da Dataprev e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia ocorreram falhas ao processar o lote de número 27 do benefício.
De acordo com o órgão, no dia 26 houve a identificação de uma “ocorrência no processamento realizado pela Dataprev nas parcelas do lote 27, após implementação de uma nova rotina no sistema da empresa, o que inviabilizou o pagamento na data prevista”.
Com isso, haverá atraso no pagamento parcelas. Além disso, a Dataprev anunciou que o erro já foi corrigido e que a previsão de pagamento é para o dia 30 de outubro, sexta-feira.
Benefício Emergencial atrasado? veja quando será o pagamento.
Os trabalhadores que tiveram os contratos suspensos recebem valor similar ao salário mensal, contudo o pagamento complementar é feito pelo Governo Federal. Ademais, o valor tem como base as faixas do seguro-desemprego, disponibilizando assim uma quantia de até R$ 1.813,00.
Porém, aqueles que tiveram a jornada e salário reduzidos em 25%, 50% ou 70%, uma parte do valor é pago pelo empregador e outra pelo governo federal. O pagamento da primeira parcela é feito 30 dias depois da formalização do acordo e as demais parcelas são liberadas em período de 30 dias cada.
O valor do benefício é creditado diretamente na conta bancária comunicada pelo empregador ao Ministério da Economia. Contudo, em situações especiais, o pagamento pode ser feito na conta de titularidade do trabalhador.
Por fim, quer receber diariamente conteúdo sobre os mais diversos programas sociais. Então, click aqui, e participe de nosso novo grupo do Whatsapp. Notícias diárias sobre os programas sociais.