Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta sexta-feira (27), o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, além de senadores e secretários do estado, para apresentar políticas e ações do Governo Federal. Góes também se reuniu com gestores do Amazonas, o deputado-federal Luís Carlos (PSDB/AP) e representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
A primeira agenda do dia foi com o secretário-executivo de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas, Cláudio Muniz, e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (ARSEPAM), João Rufino Júnior (foto à esquerda). Os dois vieram conhecer boas práticas adotadas pelo estado do Amapá na aplicação e prestação de contas dos recursos provenientes do Auxílio Emergencial à Gratuidade das Pessoas Idosas no Transporte Público Coletivo Urbano.
Em seguida, Waldez Góes recebeu o deputado federal Luís Carlos (PSDB/AP) (foto abaixo, à direita). O ministro apresentou ao parlamentar programas e políticas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em áreas como defesa civil, segurança hídrica, fundos e instrumentos financeiros e apoio ao desenvolvimento produtivo.
“Nosso ministério é responsável por áreas que vão desde obras estruturantes, como é o caso da transposição do Rio São Francisco, que é uma das prioridades do presidente Lula, a ações de resposta imediata a desastres, como ocorre quando cidades do Norte ao Sul do Brasil passam por estiagem ou chuvas intensas, por exemplo, e precisam do apoio da Defesa Civil Nacional”, ressaltou o ministro Waldez Góes.
Outra agenda foi com representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), entre eles o diretor-geral, Manuel Otero (foto abaixo, à esquerda). No encontro, foi debatido o apoio do órgão internacional a políticas federais de desenvolvimento regional e ordenamento territorial, entre elas a Estratégia Rotas de Integração Nacional e o apoio a municípios localizados na faixa de fronteira. Outro tema abordado foram os desafios climáticos que os países latino-americanos estão enfrentando atualmente.
Durante a reunião, Waldez Góes destacou a importância da parceria entre o MIDR e o IICA e sugeriu que a modelagem de um novo projeto de cooperação entre no plano de ações para os primeiros 100 dias de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na sequência, Góes e outros ministros do Governo Federal participaram de almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Itamaraty.
Na última agenda do dia, o ministro Waldez Góes recebeu a visita do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, dos senadores mato-grossenses Margareth Buzetti, Wellington Fagundes e Jayme Campos, do secretário-chefe da Casa Civil do estado, Mauro Carvalho, e do secretário de Fazenda, Rogério Gallo.
Durante o encontro, foram discutidas pautas prioritárias para Mato Grosso. Waldez Góes colocou o MIDR à disposição do governador para tratar de assuntos de interesse da população mato-grossense. Mauro Mendes também convidou o ministro para um seminário que será realizado em data a ser definida para discutir tema prioritários para o estado.