Como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que não passaria a faixa para Lula, e deixou o país rumo aos Estados Unidos na sexta-feira (30/12) e nem o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) que rejeitou o ato, então veja abaixo quem foi que entregou a faixa.
Quem subiu a rampa e entregou faixa presidencial ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um grupo de 8 pessoas, entre eles um menino negro, um homem com deficiência, um metalúrgico, um professor, uma cozinheira, um artesão ativista e um cacique indígena.
O presidente Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto junto à primeira-dama, Janja Lula da Silva, e os representantes da sociedade acima citados, por volta das 16h53. A passagem da faixa foi acompanhada por cerca de 40 mil pessoas presentes no local — a lotação foi controlada pela equipe de transição, que fechou o local assim que o número foi atingido.
Veja quem passou a faixa a Lula
Durante as cerimônias de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a faixa presidencial foi entregue por um grupo de pessoas simbolizando o povo brasileiro. Saiba quem entregou a faixa presidencial a Lula.
- Francisco Carlos do Nascimento e Silva: nadador do Corinthians e morador de Itaquera, periferia de São Paulo
- Aline Sousa: catadora de materiais recicláveis
- Raoni Mtuktire: Cacique e líder indígena
- Weslley Viesba Rodrigues: metalúrgico do ABC
- Murilo de Quadros Jesus: professor de português
- Jucimara Fausto dos Santos: cozinheira que ficou dez meses na Vigília Lula Livre
- Ivan Baron: influencer na luta anticapacitista
- Flávio Pereira: artesão que ficou 580 dias na vigília Lula Livre
Agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva