Veja a lista de candidatos a deputado estadual nas eleições 2022 em Mato Grosso

Candidatos concorrem a 24 vagas na assembleia do Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

veja a lista de candidatos a deputado estadual nas eleicoes 2022 em mato grosso 1209521

Os matogrossenses escolherão neste domingo, 2 de outubro seus representantes para os legislativos estaduais e federal.

A disputa para as assembleias é no sistema proporcional, onde são levados em conta os quocientes partidário e eleitoral. Na urna, o eleitor deve digitar cinco números para escolher seu candidato a deputado estadual.

→ Confira a lista completa dos candidatos a deputado estadualClique Aqui para conferir!

[cmt_eleicoes_2022 pais=”br” local=”mt” cargo=”deputado-estadual” limite=”5″]

→ Confira a lista completa dos candidatos a deputado federalClique Aqui para conferir!

O que faz um deputado estadual

Assembleia Legislativa aprova troca do modal e Cuiabá e Várzea Grande terão BRT2021 01 07 12:39:01
Assembleia Legislativa de Mato Grosso – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A cada quatro anos a população brasileira vai às urnas eleger seus representantes  para os cargos de deputado estadual e federal, senadores, presidente da República e governadores de todos os 26 estados e do Distrito Federal. Nas eleições de 2022, Mato Grosso, de acordo com a Justiça Eleitoral, contará com quase 2,5 milhões de eleitores aptos a votarem.

Para o cargo de deputado estadual, o mandato é de quatro anos, e o número de assentos corresponde ao triplo da representação do estado na Câmara Federal. Como Mato Grosso tem oito deputados federais, a Assembleia Legislativa mato-grossense conta com 24 deputados estaduais.

Eleitos para um mandato de quatro anos, eles têm a função de legislar e fiscalizar o Executivo estadual. Mas a atuação, de acordo com a Constituição Federal de 1988, é limitada ao território do estado pelo qual o parlamentar foi eleito.

Além disso, cabe aos parlamentares estaduais propor matérias que vão ao encontro dos anseios da população e propostas voltadas ao desenvolvimento e crescimento econômico do Estado. As propostas aprovadas no Parlamento são encaminhadas ao governador para a sancioná-las ou vetá-las.

Outras funções dos deputados estaduais, por exemplo, são a de convocar o governador e os secretários estaduais para prestarem esclarecimentos sobre condutas suspeitas. É prerrogativa do Parlamento estadual também a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (mais conhecida como CPI), para investigar fato determinado, como por exemplo, a malversação de dinheiro público.

Os deputados estaduais têm a responsabilidade de debater e votar o projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que define a receita e despesa do Estado, bem como fazem com o  projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que detalha as diretrizes à distribuição do orçamento. Esses dois documentos têm que estar em sintonia com Plano Plurianual (PPA).

De acordo com a Constituição Federal de 1988, as condições para a elegibilidade, na forma da lei, são de o candidato a deputado estadual ter nacionalidade brasileira, estar em pleno exercício dos direitos políticos, ter o domicílio eleitoral na circunscrição, estar filiado a um partido e ter no mínimo 21 anos de idade.

A remuneração dos deputados estaduais, de acordo com a Carta Magna federal é fixada em cada Legislatura para a subsequente, pela Assembleia Legislativa.

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.