STF pode julgar nesta quarta-feira se é crime o porte de drogas para uso pessoal

Fonte: CENÁRIOMT - COM INF Gabriela Coelho, do R7

© Marcello Casal JrAgência Brasil

STF Retoma Análise Sobre Criminalização de Porte de Drogas para Uso Pessoal: Este 23 de agosto pode marcar o julgamento decisivo no Supremo Tribunal Federal sobre a criminalização do porte de drogas para uso pessoal, um tema debatido na Corte desde 2015.

Com quatro votos já proferidos pela descriminalização, mas sem consenso sobre a abrangência dessa medida, o julgamento do caso tem repercussão geral, sendo aplicável a processos semelhantes em instâncias inferiores.

Enquanto a decisão sobre a criação do juiz de garantias deve ser concluída antes, a atenção está voltada para se o artigo da lei das drogas, que define como crime a posse de drogas sem autorização, será revogado.

A criminalização, atualmente, não leva à prisão, e as punições frequentemente são medidas socioeducativas.

A venda de drogas continuará como ilegal.”

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Rodrigo Lampugnani, formado em Ciência da Computação, é fundador do CenárioMT. Inovador no jornalismo digital. Rodrigo Lampugnani é especializado em notícias do Agro, futebol, astrologia e cobertura regional de Mato Grosso. Produz análises esportivas, horóscopos diários e reportagens locais com foco no desenvolvimento do Estado.