Sobre as queimadas que acometem a Floresta Amazônica e outros biomas do país, Mourão disse que o Brasil não é a única nação a enfrentar esse problema, especialmente no período da seca, quando os índices historicamente se elevam.
Apesar de admitir o problema, o vice-presidente disse que no Brasil elas não têm as mesmas proporções vistas na Califórnia ou na Austrália. “As queimadas que estão ocorrendo na Amazônia não são padrão Califórnia ou Austrália e as ações do governo federal buscam não só reduzi-las, mas também atenuar seus efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde das pessoas”, destacou.
Segundo Hamilton Mourão, para entender os números divulgados é preciso saber o que significam os focos identificados pelos satélites de referência utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “As imagens acusam todos os focos de calor, o que não significa incêndio, pois qualquer área com temperatura acima de 47º – uma fogueira por exemplo – é assim identificada. Além disso, como consta no site do instituto, é comum uma mesma queimada ser detectada por vários satélites. Os dados brutos também não distinguem as ilegais das legais, que são aquelas ocorridas dentro dos 20% de terra que, de acordo com nossa legislação, pode ser explorada no bioma Amazônia”, disse.
Em uma postagem Twitter neste sábado (19), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, rebateu as acusações que o Brasil tem sofrido de diversos atores ambientalistas de não ser capaz de cuidar do seu patrimônio ambiental, em particular a Amazônia.
Também neste sábado o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, saiu em defesa das ações do governo no combate às queimadas na região.
Queimadas no Pantanal
- Cenário no Pantanal é devastador dizem senadores em Mato Grosso
- Vice-presidente defende ações do governo no combate às queimadas em Mato Grosso
- Vídeo: Wellington Fagundes: comissão poderá propor Estatuto do Pantanal
- Origens dos incêndios no Pantanal estão sendo investigadas
- Comissão mista entre ALMT e Congresso Nacional vai discutir queimadas no Pantanal
- Governo libera R$ 10,1 milhões para combate a incêndio no Pantanal
- Senado instala comissão para fiscalizar ações contra fogo no Pantanal
- Senado instala comissão para fiscalizar ações contra fogo no Pantanal
- Deputados e senadores farão diligência in loco no Pantanal
- Delegacia de Meio Ambiente busca responsáveis pelos incêndios no Pantanal
- Cinco tratores usados para desmatamento no Pantanal são apreendidos
- Luciano Huck pede socorro pelo Pantanal ao Governo Federal
- Silvio Fávero pede reforço do Exército no combate às queimadas em MT
Usando seu Twitter, Mourão garantiu que o governo do presidente Jair Bolsonaro “não compactua com ilegalidades e manterá esforços constantes no sentido de que criminosos ambientais sejam enfrentados de acordo com a lei”.
AMAZÔNIA EM CHAMAS…? Não se deixem levar por narrativas tiradas da cartola. Leia o meu artigo👇. #QueimadaNAO #ConselhoNacionalDaAmazôniaLegal pic.twitter.com/UncM4T7QHR
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) September 19, 2020
Conforme o CenárioMT noticiou na manhã deste sábado, 19, uma comitiva de deputados e senadores visitaram o Pantanal mato-grossense. [Veja mais]