Peculato leva STM a retirar patente de capitão da Marinha

O Superior Tribunal Militar decidiu pela perda da patente de um capitão de corveta condenado por desvio de combustível e movimentações financeiras irregulares.

Fonte: CenárioMT

Peculato leva STM a retirar patente de capitão da Marinha
Peculato leva STM a retirar patente de capitão da Marinha - Foto: Divulgação/CNJ

O Superior Tribunal Militar declarou a perda da patente de um capitão de corveta da Marinha após condenação por peculato. A decisão, tomada no dia 19 deste mês, atendeu ao pedido do Ministério Público Militar, que havia ingressado com ação de indignidade para o oficialato.

O militar foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão pelo furto de combustível da corveta Frontin, atracada na Base Naval do Rio de Janeiro em 2012. O prejuízo causado pelo desvio foi estimado em R$ 346,2 mil.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a investigação, foi identificada movimentação bancária atípica de R$ 1,5 milhão nas contas do oficial, reforçando os indícios de crime contra a administração pública. Para o tribunal, o comportamento violou o decoro militar e comprometeu a imagem da Marinha.

Com a decisão, o capitão deverá ser expulso da força naval. Seu salário, entretanto, será destinado à esposa ou filhas como pensão, benefício previsto na legislação das Forças Armadas e conhecido como “morte ficta”.

[Continua depois da Publicidade]

O STM também deve analisar no início de 2026 o pedido do Ministério Público Militar para a perda da patente do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros militares condenados no processo da chamada trama golpista. Entre os envolvidos estão Bolsonaro, generais Augusto Heleno, Paulo Sergio Nogueira, Braga Netto e o almirante Almir Garnier.

A Constituição prevê a expulsão de oficiais condenados a penas superiores a dois anos. No caso da trama golpista, as punições variam entre 19 e 27 anos. O tribunal é composto por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares, representando Exército, Marinha e Aeronáutica.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.