O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira (22) que a maturidade política da sociedade brasileira e a força das instituições vão prevalecer sobre eventuais arroubos antidemocráticos nas eleições.
Pacheco falou com a imprensa após sair de reunião com o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.
Ele foi questionado se as instituições analisam um eventual cenário de anormalidade nas eleições. O presidente Jair Bolsonaro e aliados têm feito ataques sem provas às urnas e ao sistema eleitoral, que já foram desmentidos por autoridades e especialistas.
“Realmente, a perspectiva que nós temos verdade é que a maturidade política, a força das instituições, a força da nossa democracia prevalecerão sobre qualquer tipo de arroubo de retrocesso democrático”, disse Pacheco.
O presidente do Congresso ressaltou que tem plena confiança nas eleições e no processo de votação adotado no país.
“Tenho plena confiança na lisura do processo, confiança nas urnas eletrônicas, no sistema de votação. Confiança de que os eleitores exercerão de maneira democrática a sua vontade no dia 2 de outubro e que o resultado das urnas, seja qual, for será absolutamente respeitado por todos – inclusive pelos partidos e pelos candidatos”, disse.