Lucas do Rio Verde: Nos últimos anos, durante a atual gestão, foram investidos mais de R$ 90 milhões em infraestrutura escolar. São 5 novas escolas construídas e entregues e diversas reformas e ampliações. Para a próxima gestão, caso eleito, o prefeito e candidato à reeleição, Miguel Vaz (Republicanos) quer implantar o sistema apostilado e investir na modernização das estruturas físicas escolares, com inovação e tecnologia. Integrar as redes de atendimento à Educação Especial na perspectiva inclusiva também é uma meta do plano de governo.
Para Miguel Vaz, o ensino público deve ter o mesmo nível das redes privadas. “Nós faremos sempre o melhor para que o ensino público no município seja tão bom quanto qualquer outro, onde os pais confiem em deixar os seus filhos. Crianças bem-preparadas serão cidadãos bem-preparados para a sociedade e por isso devemos cuidar bem delas, fazendo ações e dando oportunidades para mantê-las aqui na cidade no futuro”, ressaltou Miguel Vaz.
Uma cidade cada vez mais jovem, Lucas do Rio Verde conta hoje com mais de 92 mil habitantes, 25 mil destes são estudantes das redes públicas e privadas. Das dez melhores escolas do estado, quatro estão no município, que também ocupa o primeiro e o segundo lugar no ranking com as escolas municipais São Cristóvão e Fredolino Vieira Barros, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. O município também lidera o primeiro lugar com o melhor aluno em proficiência em língua portuguesa, de acordo com o resultado do Programa Alfabetiza MT.
Obras importantes continuam em andamento para que, em breve, sejam entregues à comunidade. No bairro Vida Nova, estão em fase de construção uma escola estadual, em parceria com o Governo do Estado, uma creche municipal e o ginásio da Escola Municipal Cora Coralina, no bairro Jaime Seiti Fujii. Mais de R$ 18 milhões estão sendo investidos nas três obras.
Implantar o sistema apostilado, investir na modernização das estruturas físicas das unidades escolares com microambientes inovadores e tecnológicos para estudos no contraturno, integrar as redes de atendimento à Educação Especial na perspectiva inclusiva; fortalecer o ensino da língua inglesa na rede municipal com ampliação da jornada escolar, diversificar e ampliar o atendimento em tempo integral aos estudantes e promover a formação dos profissionais da educação em áreas mapeadas que atendam as demandas da rede de ensino também constam no plano de governo de Miguel e Joci Piccini (União Brasil).