Miguel Vaz quer ampliar oportunidades culturais para fomentar o setor e promover mais qualidade de vida aos luverdenses

Centro Cultural e Centro de Tradições Norte e Nordeste estão em construção

Fonte: Assessoria

IMG 0804

Com grandes projetos em andamento, o prefeito e candidato à reeleição, Miguel Vaz (Republicanos) quer impulsionar a cultura e o lazer em Lucas do Rio Verde. Obras do Centro Cultural, que terá dois teatros, e o Centro Municipal de Tradições Norte e Nordeste já estão em construção. Miguel e Joci Piccini (União), candidato a vice-prefeito na chapa “Unidos Para o Bem Comum”, também pretendem instituir o programa “Lucas + Criativo”, com o objetivo de potencializar os setores da economia.

“Desde o início da gestão, tínhamos como objetivo fazer grandes avanços no setor cultural. Ampliar as oficinas culturais, criar fomentos, tornar o setor sustentável para que os artistas conseguissem gerar receita a partir dos seus trabalhos. Diversos projetos foram desenvolvidos e continuam se consolidando na cidade, os eventos já entraram para o calendário dos luverdenses, e o foco é continuar oportunizando à população, além do lazer e qualidade de vida, o conhecimento, através dos segmentos que existem no município”, ressaltou Miguel Vaz.

Em três anos e meio, a cultura aumentou o número de oficinas culturais de 15 para 23, ofertadas de maneira gratuita para mais de 1.200 crianças, jovens e adultos. Além disso, Lucas do Rio Verde conta com a Banda Municipal (BAMULV), o Corpo Coreográfico e a Orquestra Sinfônica Jovem, que representam a cidade em diversas apresentações na região mato-grossense.

O município conta com mais de 250 produtores culturais mapeados pelo Cadastro Cultural, que participam ativamente dos projetos realizados pelo setor. A atual gestão investiu mais de R$3,2 milhões na criação de projetos de fomento à cultura (editais), aquisição de instrumentos musicais, compra de equipamentos de som e de uma van para transporte dos materiais para os eventos.

Os pontos de cultura dos bairros Alvorada, Cerrado, Jaime Seiti Fujii e Tessele Junior foram revitalizados e entregues para levar ainda mais atividades para a comunidade. A gestão reformou a Casa de Pedra, que passou a sediar o Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, onde visitantes e moradores podem conhecer mais detalhes da história do município.

Obras importantes continuam em andamento para que, em breve, sejam entregues à população. O Centro Cultural se tornará a nova sede da Secretaria de Cultura e Turismo, e contará com 12 salas de aula, dois teatros, sendo um interno, com 323 lugares, e outro externo, para 350 pessoas, além dos demais setores. O Centro Municipal de Tradições Norte e Nordeste também está em fase de construção e promoverá geração de conhecimento e grandes eventos. Cerca de R$17,2 milhões estão sendo investidos nas duas obras.

Criar o Programa Bolsa Cultural “Jovens Talentos”, que apoiará talentos locais, viabilizar recursos para a construção da Biblioteca Pública Municipal e da nova sede da Casa do Artesão e ampliar as oportunidades de qualificação profissional em parceria com instituições públicas e privadas, estimulando a capacitação de profissionais para a gestão de empreendimentos culturais estão entre as metas do plano de governo de Miguel e Joci.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.