Mais de 2 milhões de eleitores deverão ir às urnas neste domingo (6) para escolher prefeitas, prefeitos, vereadoras e vereadores nos 142 municípios de Mato Grosso. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), são 2.588.457 eleitores aptos a votar, sendo 2.243.730 com biometria cadastrada e 344.727 sem o registro biométrico.
Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adotou horário unificado, e o fuso de Mato Grosso é uma hora a menos, ou seja, a votação ocorrerá das 7h às 16h. Em 22 municípios que seguem o horário de Brasília, a votação será das 8h às 17h.
A maior preocupação da Justiça Eleitoral é com possíveis quedas de internet e energia em locais de difícil acesso, devido à previsão de chuvas em algumas regiões. As eleições municipais custarão R$ 21,9 milhões e contarão com a participação de cerca de 45 mil pessoas trabalhando no pleito.
Em Cuiabá, 445.070 eleitores devem comparecer aos 162 locais de votação. A cidade segue rumo ao segundo turno, previsto para 27 de outubro, caso nenhum candidato alcance maioria absoluta dos votos válidos.
Votação será das 7h às 16h na maioria das cidades de Mato Grosso
As Eleições Municipais 2024 em Mato Grosso ocorrerão neste domingo (6), com horário de votação definido entre 7h e 16h na maior parte dos municípios. Essa decisão segue a adoção do horário unificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerando que o estado está em um fuso de uma hora a menos em relação a Brasília. No entanto, em 22 cidades mato-grossenses, o horário será diferente, seguindo o fuso de Brasília, e a votação ocorrerá das 8h às 17h.
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, afirmou, em entrevista coletiva na última quinta-feira (3), que a expectativa é que a totalização dos votos nos 142 municípios seja concluída em até duas horas após o fechamento das urnas.