O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e os Embaixadores residentes em Brasília do Grupo de Países da América Latina e Caribe – GRULAC – reuniram-se nesta quinta-feira (4), durante almoço de trabalho, com o intuito de discutir e aprofundar a cooperação regional em matéria de segurança pública.
As autoridades presentes reconheceram que o tema da segurança pública se encontra no topo das prioridades internas de todos os países da região e que não é possível encontrar soluções adequadas de forma isolada. Sublinharam que é absolutamente necessário fortalecer os mecanismos de diálogo regional voltados para a formulação de estratégias coordenadas de combate ao crime organizado internacional.
Concordaram, nesse sentido, em empreender todos os esforços necessários no sentido de promover, de modo coordenado, o combate ao crime organizado transnacional, seja por meio do intercâmbio célere de informações, seja por meio do fortalecimento da cooperação e das atividades conjuntas dos diferentes órgãos que se dedicam a lutar contra redes criminosas internacionais.