Governo Lula deixa 3.700 obras paradas apesar de Pacto de Retomada

Fonte: CenárioMT

lula - palacio do planalto
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert / PR

De acordo com informações do portal FOLHAPRESS, nenhuma das 3.783 obras de educação básica paradas em todo o país foi reiniciada pelo governo Lula (PT) até o momento, apesar de quase um ano após o anúncio de um plano para destravar as construções.

O Ministério da Educação, liderado por Camilo Santana, não conseguiu fechar um único termo de compromisso com as prefeituras para permitir a retomada. Reiniciar essas obras, especialmente as de creches, é uma promessa do presidente desde o início de seu mandato, com eventos de inaugurações planejados em todo o país. No entanto, o MEC ainda não deu início a nenhuma obra com recursos federais durante o governo Lula.

A lentidão é atribuída a várias etapas burocráticas e à falta de agilidade dos municípios. Enquanto isso, mais de 4.000 obras de educação permanecem paradas, concentradas principalmente nas regiões Norte e Nordeste. A falta de ação tem gerado pressões dentro do governo e desgastado a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

Estima-se que retomar todas as obras custe R$ 3,9 bilhões, sendo que o FNDE já desembolsou R$ 2,3 bilhões em projetos interrompidos.