Mais de seis mil moradores de 13 comunidades no Norte da Bahia passarão a contar com água de qualidade. A Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Juazeiro (BA), assinou, nesta quarta-feira (06), a ordem de serviço para implantação de uma adutora de água tratada que será construída entre o distrito do Junco, no interior do município de Juazeiro, e a comunidade de Curral Velho, na zona rural de Campo Formoso. O investimento do Governo Federal é de R$ 21,3 milhões.
O Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) a ser construído irá beneficiar os povoados de Alegre (1 e 2), Bebedouro Grande (1 e 2), Gangorra, Campestre, Goiabeira (1 e 2), Manga (1 e 2), Manoel Patrício, Marruá, Passagem do Sargento (1 e 2), Pateiro, Pau Preto, Sobradinho e Curral Velho.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Miled Cussa Filho, “o empreendimento que será implantado pela Codevasf vai trazer segurança hídrica para as comunidades beneficiadas e melhorar sensivelmente a qualidade de vida de muitas famílias, além de cumprir nosso objetivo, que é promover o desenvolvimento regional”.
A água bruta será captada no Perímetro Irrigado Salitre e percorrerá uma rede de aproximadamente dez quilômetros até uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na localidade de Bebedouro Grande.
A adutora de água tratada e a rede de distribuição percorrerão uma distância projetada de 139 quilômetros. Nesse trajeto, estão previstas uma Estação Elevatória de Água Tratada principal (EEAT), quatro estações elevatórias intermediárias (boosters) e 17 reservatórios.
Participaram do evento de assinatura da ordem de serviço autoridades das esferas municipal e estadual, presidentes de associações representativas das comunidades que serão beneficiadas, além de funcionários e a imprensa local.
Por: Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)