Governo de Mato Grosso propõe reajuste de 4,62% para servidores públicos

Proposta é menor do que a reivindicada pelos servidores, que pedem 5,85%

Fonte: CenarioMT

Mendes propõe reajuste de 4,62% para servidores públicos
Mendes propõe reajuste de 4,62% para servidores públicos. Foto: Marcos Lopes

O governador Mauro Mendes (União) deve encaminhar à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) a proposta de Revisão Geral Anual (RGA) com reajuste de 4,62% para os servidores públicos estaduais. O percentual é menor do que o reivindicado pelos servidores, que pedem 5,85%.

O governo definiu o RGA seguindo a risca o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, que encerrou 2023 em 4,62%, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (11).

Com a proposta do governo, o salário de um servidor que ganha R$ 1.000 passaria a ser de R$ 1.046,20.

O presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (UB), afirmou que irá convocar uma reunião com os representantes do governo e dos servidores para discutir a proposta. A ideia é chegar a um consenso antes da segunda votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, prevista para a próxima semana.

A proposta de recomposição salarial ocorre desde que foi protocolado o PLOA de 2024. O assunto é considerado um dos mais importantes para os servidores públicos estaduais.

A proposta do governo de Mato Grosso de reajuste de 4,62% para os servidores públicos é menor do que a reivindicada pelos servidores, que pedem 5,85%. O percentual proposto pelo governo segue a inflação oficial do país, mas não atende às expectativas dos servidores, que alegam que a inflação real foi maior.

A proposta do governo agora será analisada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. É provável que os deputados estaduais busquem um aumento maior para os servidores, o que pode levar a um impasse entre o governo e o Legislativo.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.