As extensionistas sociais da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Gabrielle Lopes, Marcia Ligor e Tânia Maria Tomé participaram de 09 a 14 de maio do curso “Produção artesanal de leite e derivados – Propriedade Rural à Segurança Alimentar e Nutricional do Consumidor”, em Viçosa, Minas Gerais.
A iniciativa foi promovida pela Universidade Federal de Viçosa, em parceria com os Departamentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) e de Cooperativismo e Acesso aos Mercados, da Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Durante sete dias, 30 técnicos envolvidos na cadeia produtiva de lácteos de 10 estados tiveram como instrutores os professores dos cursos de zootecnia, nutrição e ciência e tecnologia de alimentos da UFV.
Para Gabrielle Lopes, o curso foi uma grande oportunidade de aprendizado sobre a cadeia produtiva do leite do campo à mesa do consumidor. “Durante o curso, foram abordados a prática do extensionista que busca incentivar a produção de produtos derivados do leite para melhorar a renda e garantir a segurança alimentar das famílias rurais. Várias técnicas na produção de produtos lácteos foram aperfeiçoadas e serão repassadas aos produtores do Estado”.
Na programação, foram destaques a sanidade animal e custos de produção; práticas tecnológicas (queijos, requeijão, ricota, bebidas lácteas e doce de leite); boas práticas de fabricação; formas de acesso a mercados (exigências e comportamento dos consumidores, características dos canais de compras institucionais); características nutricionais dos produtos, inserção na alimentação humana e promoção da segurança alimentar e nutricional dos consumidores.