Emoção e muita superação marcaram nesta sexta-feira, 16.12, a formatura dos 36 alunos dos cursos profissionalizantes de Informática Intermediária, Manutenção de Computadores e Robótica, ofertados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), em parceria com a ONG Programando o Futuro e o Centro de Recondicionamento de Computadores – Recytec.
A cerimônia foi realizada na Escola Técnica Estadual de Cuiabá, com a presença de autoridades, professores, amigos e familiares. A formatura marca a qualificação da segunda turma de novos profissionais, formados pelo Programa Recytec, inaugurado em junho.
Entre os formandos, 17 são alunos do Centro Socioeducativo do Complexo Pomeri, que além da qualificação profissional, receberam com o diploma, a oportunidade de reinserção ao mercado de trabalho.
Para o secretário da SECITECI, Maurício Munhoz, além da qualificação profissional, a inserção do jovem no mercado de trabalho, impacta drástica e diretamente em fatores sociais, como a perspectiva da geração de renda, a redução das desigualdades, a expectativa do futuro gerada a partir do emprego, e a mudança no retrato social da família e comunidade.
“Essa é a missão da Seciteci, abrir portas. E cada vez mais, queremos que mais pessoa tenham acesso a qualificação, assim como esses jovens que estão aqui hoje, recebendo seu certificado. A sociedade é desigual, mas o modelo que implantamos na nossa rede de escolas técnicas, é um modelo democrático e sensível as desigualdades impostas pela sociedade, é um modelo que une a todos, comunidade, alunos militares, jovens do socioeducativo, idosos, e essa é a visão correta, gerar oportunidades e colher exemplos. Não estamos formando números, pelo contrário, estamos apostando alto em um modelo de sociedade, verdadeiramente mais igualitária”, defendeu o secretário da Seciteci, Maurício Munhoz.
“Estamos aqui hoje, formando nossa segunda turma, em parceria com a Seciteci e o Recytec, e quero agradecer ao secretário Maurício Munhoz por ter aberto essa porta para nós. Faz três anos que estou na direção do socioeducativo masculino, e a Seciteci foi a primeira instituição que nos abriu as portas, confiou em nós, confiou em nosso trabalho, e nos deu a oportunidade de qualificarmos nossos jovens. Uma parceria, que com fé em Deus, só vai crescer, e que para 2023 já temos garantido o projeto da horta hidropônica, em parceria com a secretaria”, comemorou o diretor de Atendimento do Socioeducativo Masculino, Urias Avelino Dantas,
Participaram da formatura, a vereadora de Cuiabá, Michelly Alencar, o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior (Seciteci), Edson Paulino, a superintendente de Educação Profissional e Superior, Pollyana Peron, a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Ana Flávia Botelho, o superintendente de Projetos e Captação de Recursos, Luiz Fernando de Arruda, o superintendente do Sistema Socioeducativo, Iberê Júnior, o diretor de Atendimento do Socioeducativo Masculino, Urias Avelino Dantas, a gerente de Atendimento do Socioeducativo Feminino, Caroline Zattar, a coordenadora-geral do Programa Recytec, Kelly Cristina dos Reis, além de professores, técnicos do programa, e demais convidados.