Setenta e três artesãos realizaram o cadastro para adquirir a carteira nacional de artesão durante o 4º Circuito Empreendedor, que ocorreu no último dia 22 de julho, em Água Boa. O evento foi promovido pela Secretaria Adjunta de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, que integra a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT).
Dentre os profissionais cadastrados estão 24 índios da etnia Xavante, da Aldeia Belém, de Canarana. As inscrições foram efetuadas na tribo, na véspera do evento.
A adesão ao Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab) garante ao profissional artesão o direito a comercializar os produtos em feiras de artesanato nacionais e internacionais. Bem como, a participar de oficinas e cursos de artesanato.
O Circuito Empreendedor que tem como finalidade estimular os pequenos negócios no Estado traz muitas possibilidades de crescimento para os artesãos, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.
“Com o Circuito Empreendedor os artesãos cadastrados deixam a informalidade e ganham lastro para melhorar seu negócio, já que passam a ser isentos de ICMS na venda dos produtos, conseguem ter acesso aos incentivos fiscais, obtém microcrédito, emitem nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e também podem contribuir como autônomo para a Previdência”.
A iniciativa integra o programa “Pensando grande para os pequenos” desenvolvido pela Sedec-MT com parceiros do Sistema S, federações representativas, instituições financeiras e diversas entidades públicas.