Rosamaria Carvalho é escolhida representante do Centro-Oeste no Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social

O Fórum é uma instância de articulação política das Secretarias Estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir as ações da assistência social

Fonte: CenárioMT

2020 08 12 13:47:54
- Foto por: Jana Pessôa/Setasc-MT

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT), Rosamaria Carvalho, foi escolhida como representante da Região Centro Oeste no Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas). A definição foi anunciada na videoconferência nesta terça-feira (11.08).  A representação é na esfera nacional e a instância é de negociação da política de assistência social.

Para ela, a decisão tomada em consenso com os demais membros do Fonseas cria uma oportunidade de ampliar a representação nas demandas e reinvindicações da assistência social para a região, especialmente para Mato Grosso. “Tenho muito orgulho com a escolha do meu nome e certamente continuaremos os trabalhos junto ao Fonseas. Dessa forma, poderemos negociar a agenda da assistência social na instancia máxima”. No ano passado, Rosamaria ocupava o cargo de vice-presidente da Região Centro Oeste no Fonseas.

Uma das primeiras discussões no Fórum será a implementação de ações e politicas que beneficiam a assistência social no momento pós-Covid. “Há pesquisas que apontam que a assistência social ira se recuperar somente daqui a uma década. Entendemos que as ações sociais que beneficiem os mais vulneráveis serão essenciais neste momento”.

O Fórum

O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas) é uma instância de articulação política das Secretarias Estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social; avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo da assistência social; e consolidar a articulação entre as Secretarias Municipais para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos.