O Governador do Estado, Mauro Mendes, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda e o presidente da Companha Mato-grossense de Mineração (Metamat), Juliano Jorge Boraczynski receberam nesta terça-feira (01.02), a primeira perfuratriz própria da companhia. O equipamento foi entregue pelo senador Wellington Fagundes, responsável pela emenda que contribuiu para a aquisição do maquinário, orçado em R$ 3 milhões.
A solenidade ocorreu no Parque Novo Mato Grosso, local onde será perfurado o primeiro poço artesiano feito pelo equipamento. No espaço serão perfurados dois poços, de cerca de 350 metros cada.
Na ocasião o governador Mauro Mendes agradeceu a colaboração do senador ao Estado. “Agradeço ao senador Wellington Fagundes por destinar emenda para a compra dessa perfuratriz, pois ela dará efetividade aos trabalhos da Metamat”, disse.
O equipamento vai agilizar a abertura de novos poços artesianos e abreviar o tempo de espera das solicitações que chegam a 900, no Estado. A maior parte dos pedidos partem de reservas indígenas, assentamentos, pequenos e grandes municípios de Mato Grosso.
De acordo com o secretário César Miranda, a perfuratriz vai atender à demanda reprimida. “Esse é um trabalho de grande significado, porque água é vida. Onde houver necessidade a Metamat vai estar pronta para atuar e atender à sociedade. Este governo age assim, pensa nas pessoas, na qualidade de vida da população e em garantir a justiça social a todos”, destaca.
“Esta data é um marco para a Metamat, já que este é o primeiro maquinário próprio que conquistamos. A partir de agora podemos ampliar nossas atividades e conferir mais celeridade à perfuração de poços, somente para este equipamento temos 300 solicitações”, explica Boraczynski.
Outra vantagem do novo equipamento é a economia junto aos cofres públicos. Até então, para efetuar a abertura de poços era necessário contratar empresas privadas para oferecer o serviço.
A expectativa é que uma segunda perfuratriz seja adquirida pela Metamat nos próximos meses.