O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Rondonópolis (213 km de Cuiabá) será a primeira unidade 100% monitorada de Mato Grosso. Serão instaladas 61 câmeras nos ambientes internos e externos, ampliando a segurança tanto dos servidores quanto dos adolescentes. Para este investimento, foram destinados cerca de R$ 92 mil na aquisição de câmeras e outros equipamentos.
Serão instaladas câmeras de dois modelos, tipo IP Bullet com qualidade Full HD, zoom óptico, sendo que um dos modelos possui recursos de gravação de voz, e dois monitores de LED com 60 polegadas.
As câmeras serão instaladas em todos os ambientes da unidade, incluindo setores administrativos e corredores dos quartos, exceto nos dormitórios dos adolescentes. O sistema vai permitir que toda rotina dos servidores e o atendimento dos adolescentes sejam gravadas.
A secretária-adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, esteve na unidade acompanhando os primeiros testes das câmeras e destacou que a tecnologia foi adotada para oferecer mais segurança aos servidores e para os adolescentes no dia-a-dia.
“As câmeras estão sendo instaladas para mostrar o que está acontecendo dentro da unidade, porque pode haver denúncias de violação de direitos. Então, estes equipamentos vêm justamente para resguardar o servidor, que nem tudo que é falado por um interno é a verdade”, explicou a secretária-adjunta.
A instalação do sistema começou na semana passada e 80% do serviço já foi realizado, com a instalação de mais de 40 câmeras, do processador de dados e dos aparelhos de TV. O Case de Rondonópolis será modelo para teste do sistema, que também será instalado em outras unidades de Mato Grosso.
As unidades socioeducativas de Cuiabá e Lucas do Rio Verde também vão receber o sistema de monitoramento, que está em processo de aquisição. Os novos centros de atendimento de Barra do Garças, Sinop e Cáceres já serão inaugurados com a sala de monitoramento.