Ouvir demandas e buscar encaminhamentos para os principais problemas que atingem a sociedade é o objetivo do Encontro Regional de Líderes Comunitários, realizado no sábado (26.03), no município de Tangará da Serra, a 248 km de Cuiabá. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitário. Esse é o segundo Encontro realizado no Estado. O primeiro ocorreu em 2021, em Rondonópolis.
Na ocasião, a secretária da Pasta, Rosamaria Carvalho, destacou a importância do evento para toda a comunidade. “São as lideranças comunitárias que conhecem de perto os anseios da sociedade. Alinhar esse relacionamento do terceiro setor com o Estado e Município só traz benefícios para todas as famílias, principalmente as mais carentes”.
Ela pontuou também a crescente participação das mulheres à frente das Associações Comunitárias e apresentou as principais ações realizadas pela Setasc. Ao final do evento, a secretária ouviu as demandas e avaliações dos participantes.
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, agradeceu a presença do governo no município, através da Setasc. “A Secretaria tem realizado muitas ações na cidade, principalmente no período de pandemia, como a entrega de cestas básicas. Esse evento é importante para conhecer de perto a realidade dos moradores, pois são as lideranças comunitárias que podem ser os interlocutores junto ao Estado e Município”, pontuou.
Luiz Marcos Oliveira, presidente da Conselho Tangaraense de Associações Comunitárias, destacou a participação dos líderes. “O evento valoriza o trabalho dos líderes. É preciso agradecer o governador Mauro Mendes, a primeira-dama Virginia Mendes, e toda a Setasc liderada pela Rosamaria Carvalho e o secretário adjunto Édio Martins”.
Programação
O Encontro Regional de Líderes Comunitários segue com programação em outros municípios. No mês de abril, o evento será realizado em Mirassol do Oeste, no dia 8; em Barra do Garças no dia 30. Já em maio, as lideranças comunitárias de Peixoto de Azevedo (dia 20) e Alta Floresta (28) terão a oportunidade de conversar com representantes do Estado e Município, visando trazer melhorias para a comunidade.
De acordo com o secretário adjunto Édio Martins, responsável pela condução dos eventos, todas as demandas apresentadas serão encaminhadas para os respectivos setores e secretarias.