Começa nesta terça-feira (24.10) a 5ª Conferência Estadual de Cultura, que irá reunir cerca de 400 pessoas para debater e propor políticas públicas para o desenvolvimento cultural no Estado. A abertura oficial será realizada às 19h, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com participação dos representantes dos municípios e autoridades, além dos secretários de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Jefferson Neves, e o adjunto de Cultura, Jan Moura.
O evento é aberto ao público geral, e a programação segue até quinta-feira (26), com palestras, oficinas e encontros dos grupos temáticos em preparação à Conferência Nacional de Cultura. Em Mato Grosso, participam os eleitos nas conferências locais e/ou regionais, gestores públicos municipais e estaduais, além de membros do Conselho Estadual de Cultura.
“A Conferência Estadual de Cultura é uma oportunidade que a sociedade civil tem para participar ativamente do desenvolvimento das políticas culturais. Após um hiato de cinco anos, esta quinta edição é um marco e esperamos que os municípios estejam conosco neste momento de pensar, avaliar e propor novas ações para fomentar e fortalecer a nossa cultura”, destaca o secretário titular da Secel, Jefferson Neves.
Ao todo, 105 municípios realizaram as conferências municipais e intermunicipais, com participação de mais de cinco mil gestores públicos e fazedores de cultura de todas as regiões de Mato Grosso.
O tema deste ano é Democracia e Direito à Cultura, que segue o direcionamento da Conferência Nacional de Cultura. Para apresentar o conceito aos participantes, haverá uma palestra sobre o tema nesta quarta-feira (25), às 8h. A atividade será conduzida pelo doutor em Comunicação e Cultura e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (organização não governamental localizada em Minas Gerais), José Márcio Barros.
A realização das conferências locais e regionais é uma das prerrogativas para participação de estados e munícipios na Conferência Nacional de Cultura, agendada para 04 a 08 de março de 2024, em Brasília. Nos eventos municipais e estaduais, além de avaliação e proposição de ações e metas, também são eleitos os representantes legais que terão direito a voto no encontro nacional, onde são definidos os eixos prioritários para investimentos na cultura de todo país.
Programação
24 de outubro
8:00 – 18:00 – Credenciamento
14:00 – 17:00 – “Observatório da Cultura” – Cultura em números, projeções e análise de impacto
19:00 – Solenidade de abertura
25 de outubro
8:00 – Palestra “Democracia e Direito à Cultura”, com o professor doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), José Márcio Barros
9:30 – 12:00 – Discussões nos Grupos de Trabalho (GTs) – 6 Eixos temáticos
14:00 – 18:00 – Continuidade das discussões nos GTs / Aprovação das propostas na plenária
18:00 – Jantar e Apresentações culturais
26 de outubro
8:00 – 12:00 – Plenária Final / Eleição dos delegados para a 4ª CNC e delegados setoriais/Encerramento
Inscrições
As inscrições para a Conferência Estadual de Cultura ainda estão abertas, e podem ser feitas por este link: https://mapas.mt.gov.br/oportunidade/451/#info