Gleisi critica governadores de direita e alerta para influência dos EUA no Brasil

A ministra Gleisi Hoffmann afirmou que líderes de direita estimulam divisões políticas e abrem espaço para interferência estrangeira, ao invés de apoiar a PEC da Segurança Pública.

Fonte: CenárioMT

Gleisi critica governadores de direita e alerta para influência dos EUA no Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, fez duras críticas a governadores de partidos de direita, acusando-os de estimular a divisão política no país e de favorecer discursos de intervenção dos Estados Unidos na América Latina.

Segundo a ministra, esses líderes deveriam unir esforços com o governo federal na busca de soluções para fortalecer a segurança pública. Gleisi destacou a importância da PEC 18, conhecida como PEC da Segurança Pública, apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional.

[Continua depois da Publicidade]

“Ao invés de somar forças no combate ao crime organizado, como propõe a PEC da Segurança enviada pelo presidente Lula, os governadores da direita, vocalizados por Ronaldo Caiado, investem na divisão política e querem colocar o Brasil no radar do intervencionismo militar de Donald Trump na América Latina”, afirmou.

Nos últimos meses, os Estados Unidos intensificaram a presença militar no hemisfério sul, posicionando navios no mar do Caribe sob o argumento de combater o narcotráfico. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem acusado Washington de tentar desestabilizar seu governo.

Gleisi também comparou esses governadores ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive atualmente nos Estados Unidos e é acusado de apoiar sanções do governo de Donald Trump contra o Brasil, incluindo a Lei Magnitsky e a suspensão de vistos de ministros e autoridades brasileiras.

[Continua depois da Publicidade]

“Não conseguem esconder seu desejo de entregar o país ao estrangeiro, do mesmo jeito que Eduardo Bolsonaro e sua família de traidores da pátria fizeram com as tarifas e a Magnitsky”, criticou a ministra.

“Segurança pública é uma questão muito importante, que não pode ser tratada com leviandade e objetivos eleitoreiros. Combater o crime exige inteligência, planejamento e soma de esforços”, completou.

Consórcio da Paz

Na quinta-feira (30), sete governadores anunciaram a criação do Consórcio da Paz, uma iniciativa voltada para o compartilhamento de informações de inteligência e apoio operacional no combate ao crime organizado. O encontro ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a presença de Cláudio Castro (PL), Romeu Zema (Novo), Jorginho Mello (PL), Eduardo Riedel (PP), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Celina Leão (PP), vice-governadora do Distrito Federal. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou por videoconferência.

Os líderes elogiaram os resultados das recentes operações policiais nos complexos da Penha e do Alemão, classificadas por Zema como “as mais bem-sucedidas do país”.

A ação resultou na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais militares, além da apreensão de 93 fuzis. O principal alvo, Edgar Alves de Andrade, o Doca, apontado como chefe da facção Comando Vermelho, segue foragido.

Debate sobre a PEC da Segurança Pública

A PEC 18, enviada pelo governo federal ao Congresso, tem enfrentado resistência de governadores, que alegam perda de autonomia sobre as polícias estaduais. Ronaldo Caiado afirmou que a proposta retira dos estados o poder de definir diretrizes de segurança, entregando essa prerrogativa ao Ministério da Justiça.

O texto prevê que a União elabore uma política nacional de segurança pública com diretrizes obrigatórias aos entes federativos, após consulta ao Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social. O governo Lula sustenta que a PEC preserva as autonomias estaduais, reforçando apenas a coordenação entre os diferentes níveis de governo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada. Envie sua sugestão para o e-mail [email protected]