O mutirão de regularização fundiária realizado pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) escriturou 100% dos imóveis da área urbana do Distrito de Boa Esperança, em Santo Afonso, a 257 km de Cuiabá. Foram entregues 90 títulos definitivos aos moradores da comunidade, nesta sexta-feira (1°.09).
A ação faz parte da Semana Solo Seguro, que deve entregar cerca de 2 mil escrituras em vários municípios do interior do Estado, em Cuiabá e Várzea Grande, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Entre os beneficiados na comunidade, também conhecida como Gleba União, estão pessoas que fixaram residência na vila, entre as décadas de 70 e 80.
Reprodução | Internet
O funcionário público Antônio Neves Sá, de 59 anos, é um deles. Ele chegou à região ainda criança com os pais, e nunca pensou em sair da comunidade.
“Meu padrasto chegou aqui em 1974. Aqui me casei e tive duas filhas e ,agora, muitos anos depois estou sentindo essa emoção em receber esses títulos do Governo“, contou.
O domador de cavalos, Jovani Miranda, de 35 anos, também chegou criança à comunidade, onde cresceu e hoje constituiu família.
A regularização dos imóveis, na avaliação dele, representa segurança aos moradores e oportunidade de desenvolvimento da comunidade que tem aproximadamente 350 habitantes.
“Vim com a minha família com um ano de idade e tudo deu certo na minha vida. Faz 10 anos que comprei essa casa e é uma satisfação muito grande porque agora ela é da gente. A escritura dá uma segurança muito grande”, disse.
O prefeito de Santo Afonso, Luiz Fernando Ferreira Falcão, afirmou que o momento é histórico para o município.
“O governador Mauro Mendes, junto com o Intermat e MT Par, vem fazendo um trabalho diferenciado de regularização fundiária no Estado. Queremos agradecer pelo o que estão proporcionando à essa população que aguarda há 50 anos por esses títulos e agora estão com suas residências regularizadas. Um sonho que se tornou realidade”, declarou.
Nesta sexta-feira, além de Santo Afonso, o Intermat está entregando escrituras em Cuiabá, Apiacás e Nova Xavantina. Com isso, será finalizada a programação em 17 cidades.
Ainda foram beneficiados os municípios de Castanheira, Juína, Rosário Oeste, Campo Novo do Parecis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Várzea Grande, Poxoréu, Chapada dos Guimarães, Mirassol D’Oeste, São Pedro da Cipa e Campo Verde.
“O investimento feito pelo Governo Mauro Mendes em regularização fundiária é algo inédito na história de Mato Grosso. Já conseguimos emitir 14 mil títulos na atual gestão e a meta é avançar muito mais”, declarou o presidente do Intermat, Francisco Serafim.