Telmário defende novo formato de acolhida aos venezuelanos em seu próprio território

O senador Telmário Mota (Pros–RR) disse que "é impossível conviver com esse tipo de acolhida, que tem comprometido as políticas públicas"

Fonte: CenárioMT com inf. Agência Senado

telmario defende novo formato de acolhida aos venezuelanos em seu proprio territorio
Jefferson Rudy/Agência Senado

Em pronunciamento, nesta quarta-feira (3), o senador Telmário Mota (Pros–RR) fez um apelo ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para que ele [presidente] reconsidere e modifique o formato da acolhida aos imigrantes venezuelanos no estado de Roraima.

— É impossível conviver com esse tipo de acolhida. O Brasil já fez a sua parte. Essa acolhida dos venezuelanos, principalmente em nosso estado, tem comprometido as políticas públicas. Hoje, nós temos mais de 6.500 pessoas esperando por cirurgias eletivas, dessas que comprometem a vida, que comprometem a qualidade da saúde das pessoas, porque a população do estado é muito maior do que o setor público pode atender — declarou.

Telmário sugeriu ao chefe do Executivo que providencie um novo formato de acolhimento aos venezuelanos que estão sofrendo as dificuldades enfrentadas em seu país. Possivelmente, por intermédio ou a colaboração da Organização das Nações Unidas (ONU), e, principalmente, dentro da própria Venezuela.

— É impossível você trazer um país de 30 milhões de habitantes para um estado que tem um suporte de políticas públicas para 500 mil pessoas — afirmou.