A sabatina de Jorge Messias está marcada para 10 de dezembro, conforme anúncio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do chefe da Comissão de Constituição e Justiça, senador Otto Alencar (PSD-BA). A etapa é decisiva para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal após a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.
Atual advogado-geral da União, Messias foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a cadeira deixada por Barroso. Para assumir o cargo, ele precisa ser aprovado na CCJ e, depois, no plenário do Senado, onde são necessários 41 votos favoráveis.
A leitura oficial da indicação será feita em 3 de dezembro, quando haverá vista coletiva. O senador Weverton (PDT-MA) será o relator do processo.
Aos 45 anos, Messias poderá atuar no STF por três décadas, até atingir a idade da aposentadoria compulsória. No comando da AGU desde janeiro de 2023, ele é procurador da Fazenda Nacional desde 2007, formado em direito pela UFPE e doutor pela UnB. Também atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência no governo Dilma Rousseff, função ligada ao assessoramento direto do presidente.






















