O senador Humberto Costa (PT-PE) denunciou nesta quinta-feira (25) a falta de medicamentos adequados, na rede pública de saúde, para tratar as crianças vítimas da síndrome inflamatória multissistêmica grave, causada pela covid-19. Ele acusou o governo federal de omissão e disse que crianças estão morrendo à espera da medicação.
— Tem um tratamento. O tratamento é feito utilizando-se um derivado do sangue, a imunoglobulina humana, que é utilizado também para outras doenças, e cuja responsabilidade de abastecimento em todo país é do governo federal. Esse medicamento está em falta em vários estados brasileiros, enquanto essa doença cresce. Já foram diagnosticados 117 casos dessa síndrome — afirmou.
O senador ressaltou que também faltam medicamentos essenciais para o processo de intubação de pacientes com insuficiência respiratória e que precisam de respirador. Ele também apontou a falta de equipamentos de proteção aos profissionais de saúde, testes necessários para o diagnóstico da doença além da falta de ampliação dos leitos de UTIS.
— Mais uma demonstração da irresponsabilidade, da insensibilidade e da incompetência desse governo no enfrentamento a covid -19— criticou.