A Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção retoma nesta manhã as entrevistas com candidatos à Presidência da Câmara dos Deputados. Até o momento nove parlamentares disputam o cargo.
Ontem foram entrevistados Alexandre Frota (PSDB-SP); Arthur Lira (PP-AL); Marcel Van Hattem (Novo-RS) e André Janones (Avante-MG). Hoje são esperados Baleia Rossi (MDB-SP); Capitão Augusto (PL-SP); Fábio Ramalho (MDB-MG); General Peternelli (PSL-SP). A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) não participará das entrevistas por problemas de agenda.
Segundo os integrantes da frente, essa é a oportunidade de os presidenciáveis apresentarem seus planos para o comando da Casa nos próximos dois anos e destacar seus posicionamento sobre pautas que consideram prioritárias.
A iniciativa busca promover a transparência nas eleições internas da Casa e estimular o debate de pautas que farão o Brasil avançar. “O intuito é dar ampla divulgação para que os candidatos possam expor suas propostas de forma clara e transparente, principalmente sobre as pautas de combate à corrupção”, explica a presidente do colegiado, deputada Adriana Ventura (Novo-SP).
Na entrevista cada candidato responderá perguntas fixas e outras a serem sorteadas divididas em quatro temas: combate à corrupção, regimento interno da Câmara, trabalhos legislativos, reformas e relações políticas.
A carta convite para as entrevistas foi assinada por deputados de 20 partidos.
A eleição
A eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados será realizada no dia 1º de fevereiro. Para ser eleito em primeiro turno, o deputado precisa ter a maioria absoluta dos votos (257). Caso isso não ocorra, os dois candidatos mais votados irão para o segundo turno.
O mandato é de dois anos.