A Comissão de Meio Ambiente (CMA) promoverá audiência pública nesta quarta-feira (27) para debater o potencial socioeconômico do bioma caatinga, “na busca de trazer um novo olhar, da escassez à abundância do bioma, em alusão ao Dia Nacional da Caatinga, celebrado em 28 de abril”. A reunião da CMA está marcada para começar às 8h30.
O pedido para realização do encontro é do senador Jaques Wagner (PT-BA), que apresentou o rerquerimento (REQ 20/2022), aprovado no último dia 6. A CMA também aprovou o requerimento (REQ 21/2022) do senador Jean Paul Prates (PT-RN), que propôs a inclusão de dois convidados para o debate.
Jaques Wagner lembra que a caatinga ocupa mais de 10% do território brasileiro e abriga cerca de 27 milhões de brasileiros e brasileiras, em 9 estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, sul e leste do Piauí e uma pequena porção ao norte de Minas Gerais. Ele afirma que há uma riqueza infinita neste bioma e que pode-se dizer que o Brasil possui um verdadeiro oásis chamado caatinga.
— O imenso potencial para geração de energias renováveis, a busca pela segurança hídrica pelas diversas experiências para captação e reuso de água no semiárido, o potencial medicinal, alimentar e cosmético das plantas nativas do bioma, o Ecoturismo na caatinga, além de seus incontáveis sistemas sustentáveis e tradicionais de produção de alimentos, formam um complexo social, cultural, natural, produtivo e econômico que é preciso ser conhecido e reconhecido por todos nós — justifica.
O parlamentar acrescenta que o desmatamento no bioma aumentou 405% em 2020, em relação a 2019, com mais de 60 mil hectares desflorestados. A Bahia, segundo ele, foi o estado onde houve maior perda, com 32.956 hectares desmatados. Esses são alguns pontos que merecem ser discutidos, “com vistas a trazer um novo olhar sobre a região”, que passe do foco na escassez à percepção da abundância do bioma, aponta o presidente da CMA.
Convidados
Para participar da audiência pública na CMA foram convidadas as seguintes autoridades:
Márcia Vanusa da Silva – Professora e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Francinete Francis Lacerda – Pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)
Francisco Carneiro Barreto Campello – Coordenador Regional do Projeto Rural Sustentável Caatinga da Fundação Araripe
Paulo Pedro de Carvalho – Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas- Caatinga
Rosimeire Cavalcante dos Santos – Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Frans Germain Corneel Pareyn – Coordenador Geral da Associação Plantas do Nordeste (APNE)
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |