Democracia é destacada por Lula ao comentar prisão de Bolsonaro

Lula afirmou que a resposta das instituições à tentativa de golpe demonstrou a maturidade democrática do país. As declarações ocorreram durante cerimônia no Planalto.

Fonte: CenárioMT

Democracia é destacada por Lula ao comentar prisão de Bolsonaro
Democracia é destacada por Lula ao comentar prisão de Bolsonaro - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil deu uma demonstração de democracia ao mundo ao comentar o início do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro e de militares envolvidos na tentativa de golpe de Estado. As declarações foram feitas nesta quarta-feira (26), durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Segundo Lula, o país mostrou maturidade institucional ao conduzir o julgamento dos réus. Ele destacou que não celebra prisões, mas reconhece que o processo reforça a força das instituições. O presidente também sancionou a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.

[Continua depois da Publicidade]

O Supremo Tribunal Federal concluiu o processo envolvendo sete acusados pela trama golpista e determinou a execução das penas. No caso de Bolsonaro, a condenação é de 27 anos e três meses de prisão.

Lula afirmou que a Justiça não cedeu a pressões e conduziu o julgamento com base em acusações apresentadas pelos próprios integrantes do grupo envolvido na tentativa de golpe.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente ressaltou ainda que o país vive um momento inédito ao ter um ex-chefe do Executivo e quatro generais de quatro estrelas presos por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

A condenação havia sido definida em 11 de setembro, por 4 votos a 1 na Primeira Turma do STF, pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Jair Bolsonaro – 27 anos e três meses; prisão na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Walter Braga Netto – 26 anos; prisão na Vila Militar, no Rio de Janeiro.

Almir Garnier – 24 anos; prisão na Estação Rádio da Marinha, em Brasília.

Anderson Torres – 24 anos; prisão no 19º Batalhão da Polícia Militar do DF, no Complexo da Papuda.

Augusto Heleno – 21 anos; prisão no Comando Militar do Planalto, em Brasília.

Paulo Sérgio Nogueira – 19 anos; prisão no Comando Militar do Planalto, em Brasília.

Alexandre Ramagem – 16 anos, um mês e 15 dias; está foragido nos Estados Unidos, com mandado incluído no Banco Nacional do Monitoramento de Prisões.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.