Canoinhas (SC) elege Juliana Maciel, do PSDB, como prefeita

Fonte: G1

16 68
Foto: Reprodução/Redes sociais

Os eleitores de Canoinhas, no Norte catarinense, elegeram como Juliana Maciel (PSDB) prefeita e Marcos Homer (Podemos) como vice-prefeito do município. Neste domingo (30), a cidade teve eleição suplementar.

Juliana Maciel foi matematicamente eleita com 96,06% das urnas apuradas, às 19h06, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 100% das urnas, às 19h26, o resultado final em Canoinhas foi:

  • Juliana Maciel (PSDB) – 38,37%, o que representa 12.616 votos
  • Wilson Pereira (MDB) – 32,11%, o que representa 10.559 votos
  • Willian Godoy (PSD) – 20,28%, o que representa 6.667 votos
  • Andrey Watzko (PT) – 9,24%, o que representa 3.038 votos
  • Branco – 2,84%, o que representa 897 votos
  • Nulos – 2,27%, o que representa 785 votos

Além do prefeito, os eleitores de Canoinhas também escolheram candidatos a governador e presidente no segundo turno, como os demais cidadãos do estado.

As convenções partidárias em Canoinhas foram realizadas de 10 a 15 de agosto deste ano. Quatro chapas tiveram o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral para concorrem na eleição suplementar municipal.

A data de 30 outubro para a eleição suplementar no município foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) em julho deste ano.

Por que Canoinhas teve eleição suplementar?

Beto Passos (PSD), que era prefeito de Canoinhas, renunciou ao cargo em 5 de abril deste ano. O político e o vice dele, Renato Pike (PL), havia sido preso em 29 de março na sétima fase da Operação Et Pater Filium.

A operação apura crimes de organização criminosa, peculato, fraudes à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro referentes a contratos de prestação de serviços nas áreas de educação e infraestrutura.

Os dois políticos haviam sido eleitos nas eleições de 2020.

Além de Canoinhas, outros sete municípios brasileiros também escolherão os novos governantes municipais no próximo dia 30: Cachoeirinha (RS), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Pinhalzinho (SP), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE) e Vilhena (RO).

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.