Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

Deputados validaram a proposta que elimina a cobrança do imposto para veículos fabricados há duas décadas ou mais. O texto segue para promulgação.

Fonte: CenárioMT

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos
Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos - Foto: arquivo/agênca brasil

A Câmara dos Deputados aprovou a proposta de emenda à Constituição que isenta do pagamento do IPVA veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação. O texto, oriundo do Senado, passou em dois turnos e agora aguarda promulgação.

No primeiro turno, a votação registrou 412 votos favoráveis e 4 contrários. No segundo, foram 397 votos a favor e 3 contra.

[Continua depois da Publicidade]

A PEC 72/23 amplia a imunidade tributária para carros de passeio, caminhonetes e veículos mistos com mais de 20 anos, impedindo a cobrança do imposto nesses casos. A medida não contempla micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

Segundo o relator da matéria na comissão especial, deputado Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), a mudança uniformiza a legislação, alinhando o país a práticas já adotadas por estados que não cobram o imposto de veículos antigos.

[Continua depois da Publicidade]

“A proposta uniformiza a isenção do IPVA para carros antigos, que já é adotada por vários estados, evitando diferenças na cobrança do imposto”, afirmou o parlamentar.

O impacto será mais significativo em unidades da federação que ainda não oferecem o benefício, como Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.

Reforma tributária

A ampliação das regras ocorreu após a reforma tributária aprovada em 2023, que redefiniu as imunidades do IPVA. Com a mudança, a cobrança passou a alcançar veículos aéreos e aquáticos, embora alguns deles tenham sido incluídos na lista de imunidades.

Atualmente, a Constituição Federal isenta aeronaves agrícolas, embarcações usadas em transporte aquaviário autorizado, atividades de pesca, plataformas móveis destinadas à exploração de petróleo e gás, além de tratores e máquinas agrícolas.

Debate em plenário

Durante a votação, o relator Euclydes Pettersen defendeu a padronização nacional da isenção.

“Estamos retirando esse tributo para pessoas que já pagaram outro carro por meio do imposto”, destacou, mencionando cálculos acumulados ao longo de duas décadas.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) ressaltou que vários estados já aplicam a medida e citou casos como o Maranhão, onde caminhonetes usadas por pequenos produtores rurais são beneficiadas.

Para o deputado Domingos Sávio (PL-MG), a proposta favorece cidadãos de menor renda. “Se não pagar o IPVA, sobra dinheiro para manter o carro em boas condições”, afirmou.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.