O presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve se reunir em Brasília com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo. Fontes da nossa diplomacia confirmaram que a recepção em Brasília não será mais realizada.
Jair Bolsonaro ficou irritado ao saber que o presidente português, de centro-direita, também iria se encontrar com o ex-presidente Lula.
O encontro com Lula foi confirmado pela assessoria do ex-presidente e quase no mesmo momento, o presidente brasileiro desistiu de realizar um almoço que estava programado para segunda-feira no Palácio Itamaraty.
Nos bastidores, Jair Bolsonaro já vinha demonstrando insatisfação com a situação desde ontem. Para interlocutores o presidente já demonstrava a intenção de cancelar a recepção ao presidente português.
Nesta sexta-feira, fontes da nossa diplomacia confirmaram que “caiu a parte de Brasília” e foram mantidas apenas as agendas que Marcelo Rebelo terá em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A decisão de Bolsonaro cria uma saia justa diplomática e os diplomatas dos dois países tentam amenizar o impacto de uma decisão como esta. Não é usual haver o cancelamento de um evento com o chefe de estado visitante quase a caminho de um país. Isso só ocorre em casos de saúde, ou de força maior, nunca por questões políticas como agora.