Acompanhe a apuração para Presidente – Neste domingo (2), data do primeiro turno das Eleições Gerais 2022, eleitoras e eleitores de todo o Brasil vão às urnas escolher os representantes do país.
Ao todo, cinco cargos estão em disputa: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.
Siga a cobertura especial do site CenárioMT com as principais notícias do primeiro turno das Eleições 2022.
TEMPO REAL | Apuração para Presidente
[cmt_eleicoes_2022 pais=”br” local=”br” cargo=”presidente” limite=”4″]
Pela primeira vez desde a redemocratização do Brasil, a abertura e o fechamento das seções eleitorais ocorrerão ao mesmo tempo nos 26 estados e no Distrito Federal, das 8h às 17h (horário de Brasília).
Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados, 27 no Senado Federal, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O cargo com a maior concorrência é o de deputado distrital (25,42 candidatos/vaga), seguido pelo de deputado federal (20,72 candidatos/vaga).
O que é um Presidente
O(a) presidente da república ocupa o cargo da política correspondente à autoridade máxima de uma nação. No Brasil, ele(a) é chefe do Executivo, chefe de governo e chefe de Estado. Sua escolha se dá pelo voto popular, e o mandato tem duração de quatro anos, podendo ser estendido para mais quatro anos.
- A presidência é um cargo da política e quem o assume se torna a autoridade máxima de um país.
- No Brasil, essa pessoa é considerada chefe de Estado e chefe de governo.
- Ela é escolhida pela população em uma eleição que acontece de quatro em quatro anos.
- Suas funções estão estabelecidas na Constituição de 1988.
O(a) presidente brasileiro(a) é eleito(a) pelo voto popular. A eleição presidencial acontece a cada quatro anos, sendo que quem obtiver mais de 50% dos votos exercerá a função mais importante do país. A eleição presidencial pode ser realizada em dois turnos.