Alckmin discute tarifaço com representante dos EUA em reunião reservada

Vice-presidente recebeu diplomata americano em Brasília um dia após início da nova tarifa sobre produtos brasileiros.

Fonte: CenárioMT

Brasília (DF) 10/12/2024 O Vice-presidente Geraldo Alckmin recebe o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, no Palácio do Itamaraty Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu nesta quinta-feira (7) o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar. A reunião, realizada na sede do ministério em Brasília, não constava na agenda oficial do ministro e ocorreu um dia após a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre parte das exportações brasileiras aos EUA.

O Ministério informou apenas que o encontro abordou as relações bilaterais entre os dois países, sem revelar detalhes da conversa. Escobar, que tem sido o principal canal de interlocução do governo norte-americano no Brasil desde a saída da embaixadora Elizabeth Bagley em janeiro, também se reuniu com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e visitou a Câmara dos Deputados no mesmo dia.

Desde quarta-feira (6), os Estados Unidos passaram a aplicar a tarifa máxima de 50% sobre 35,9% das vendas brasileiras, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento. Outros 44,6% das exportações seguem com tarifa reduzida, de 10%, conforme acordos bilaterais. Produtos como suco de laranja, petróleo, aeronaves civis, fertilizantes e veículos não foram afetados pelo aumento. Por outro lado, carnes e café agora enfrentam a nova alíquota.

O governo brasileiro elabora um plano de contingência para mitigar os impactos do tarifaço, especialmente nos setores mais atingidos. A medida provisória está em fase final de preparação, mas ainda não tem data definida para ser apresentada.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada. Envie suas sugestões para o email: [email protected]