Mato Grosso sanciona Lei que prevê semana da conscientização da alergia alimentar

Fonte: CENÁRIOMT

Foi sancionada a lei n°11.237/2020, de autoria do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB), no último dia 15 de outubro, que institui em Mato Grosso a Semana Estadual de Conscientização sobre Alergia Alimentar. Agora ações serão realizadas anualmente na terceira semana de maio com  ciclos, palestras e eventos relativos ao tema, visando à identificação da alergia alimentar, sua prevenção e o tratamento médico adequado, além de ações educativas.

Conforme o parlamentar, a alergia alimentar “é uma resposta exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, sistema gastrointestinal, respiratório  ou cardiovascular. As reações podem ser leves, com simples coceira nos lábios, até mais graves, incluindo comprometimento de vários órgãos e potencial risco de óbito”.

Dr. Eugênio também é autor do Projeto de Lei nº 842/2019, que trata da “Alimentação inclusiva” e que institui a obrigatoriedade de alimentação especial para portadores de necessidades nutricionais.

“O tema deve ter bastante destaque em nosso estado, pois muitas pessoas sofrem com a alergia alimentar sem conhecer o assunto de fato”, explicou o deputado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]