Na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 14h20, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 217 cigarros eletrônicos durante a abordagem a um ônibus de passageiros na BR-364, no km 211, em Rondonópolis (MT). O coletivo fazia a rota Cascavel (PR) – Rio Branco (AC).
Os produtos foram encontrados após dois passageiros, uma mulher de 24 anos e um homem de 20 anos, levantarem suspeitas ao demonstrar contradições sobre o motivo da viagem e a origem e destino. Ambos afirmaram residir em Jaciara (MT) e estarem vindo de Dourados (MS).
Durante a fiscalização, os agentes localizaram, no compartimento de carga do veículo, 217 dispositivos eletrônicos de fumar, três resistências e 10 essências, registrados como bagagem dos suspeitos.
Os cigarros eletrônicos, cuja comercialização e importação são proibidas no Brasil pela Resolução RDC nº 855/2024 da Anvisa, configuram crime de contrabando.
Os dois viajantes foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis para as providências legais.