Portão do Inferno: licença ambiental liberada para obras definitivas na MT-251

Fonte: CenarioMT

Portão do Inferno: Licença Ambiental Liberada para Obras Definitivas na MT-251
Foto: Sinfra-MT/Reprodução

O Governo de Mato Grosso finalmente obteve a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar as obras de retaludamento no paredão do Portão do Inferno.

A medida, oficializada nesta sexta-feira (28), coloca um ponto final na indefinição que afetava o trânsito na MT-251, rodovia que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães.

O desmoronamento de rochas no trecho do Portão do Inferno era um problema recorrente, causando interdições frequentes na rodovia e colocando em risco a segurança dos usuários.

A obra de retaludamento, considerada a solução definitiva para o problema, consiste na retirada controlada do maciço rochoso e na criação de taludes, estruturas em forma de degraus que impedem o deslizamento de terra.

A escolha do retaludamento como solução se deu após extensos estudos realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). Entre os principais fatores que pesaram na decisão, estão:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Maior segurança

O retaludamento elimina o risco de quedas de rochas e garante a estabilidade do local, inclusive prevenindo um possível colapso do viaduto atualmente existente.

Menor custo

A solução escolhida apresentou o menor custo financeiro entre as alternativas consideradas.

Agilidade na execução

A obra tem previsão de um prazo de execução mais rápido em comparação com outras opções.

Menor impacto socioambiental: O retaludamento causará um impacto socioeconômico menor ao município de Chapada dos Guimarães do que outras soluções.

Próximos Passos

Com a licença ambiental em mãos, o Governo de Mato Grosso já definiu os próximos passos para a obra. A empresa Lotufo Engenharia, vencedora da licitação emergencial com a proposta mais vantajosa de R$ 29,5 milhões, será responsável pela execução dos trabalhos. O contrato já foi assinado, assim como a ordem de serviço, e a expectativa é que as obras iniciem em até cinco dias após a emissão da licença.

O governador Mauro Mendes, em suas redes sociais, celebrou a conquista da licença e agradeceu a todos os envolvidos no processo. “Agora, com a licença na mão, a obra começa nos próximos dias e vamos resolver definitivamente aquele problema no Portão do Inferno”, afirmou o governador.

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.