Na manhã de sábado (8), um homem de 69 anos foi preso em flagrante pelo crime de corrupção passiva após tentar subornar uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-163, em Sorriso. O flagrante ocorreu após o condutor ser flagrado dirigindo de forma imprudente, realizando ultrapassagens em locais proibidos.
Conduta imprudente na BR-163
Tudo começou quando uma equipe da PRF realizava fiscalização no km 736 da BR-163, quando os agentes observaram um comportamento imprudente por parte do condutor de uma caminhonete.
O homem realizava ultrapassagens em curva, sem visibilidade e em locais com sinalização horizontal de faixa dupla contínua amarela, colocando em risco a sua própria vida e a de outros motoristas.
Abordagem e tentativa de suborno
Ao abordar o veículo, os policiais constataram que no interior viajava um casal. Após orientar o condutor sobre os riscos das manobras perigosas e informá-lo sobre a lavratura de um auto de infração por ultrapassagem irregular, o homem, em vez de seguir viagem, dirigiu-se à viatura da PRF.
Com atitude suspeita, o condutor abriu a carteira, tirou uma cédula de R$ 100,00 e a ofereceu aos policiais em troca da anulação da multa. Diante da tentativa de suborno, os agentes imediatamente prenderam o homem em flagrante pelo crime previsto no artigo 333 do Código Penal Brasileiro, que configura oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público para que este pratique, omita ou retarde ato de ofício.
Consequências do flagrante
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária Civil em Sorriso, onde a ocorrência foi registrada e apresentada à autoridade policial. O caso serve como um lembrete de que a PRF tem o compromisso de garantir a segurança nas rodovias federais e que qualquer tipo de conduta irregular será punida com rigor.