A Polícia Militar, em Nova Mutum (MT) fez a condução de três homens suspeitos de terem furtado pneus em uma borracharia. Em seguida, o trio colocou fogo nos pneus sobre a BR-163 para obstruir a passagem de veículos.
A ocorrência foi registrada no início da madrugada desta quarta-feira (23).
A Polícia Militar estava às margens da BR-163, em frente ao ponto de manifestação, quando foi informada por populares que uma caminhonete Toyota Hilux, de cor escura teria furtado pneus de uma borracharia às margens da rodovia federal, para atear fogo na rodovia e bloquear o tráfego de veículos.
Uma guarnição se deslocou até a borracharia para checar as informações e foi informada que os indivíduos teriam chegado ao local, portanto arma de fogo, ameaçado a vítima e subtraído vários pneus para atear fogo.
Aproximadamente 3 km a frente da borracharia foi avistado um foco de incêndio sobre a pista, a guarnição realizou a aproximação sem o giroflex ligado e visualizou os três suspeitos colocando mais pneus na pista e ateando fogo.
Ao visualizar os suspeitos, a guarnição acionou o giroflex e a sirene e foi recebida por dois disparos de arma de fogo. Os suspeitos ao visualizarem a viatura saíram correndo, entraram na caminhonete e saíram em alta velocidade pela BR-163.
Foi realizado o acompanhamento, os suspeitos entraram em uma estrada vicinal, não respeitaram a ordem de parara, e ainda efetuaram mais disparos de arma de fogo, diante dos fatos a guarnição efetuou disparos no pneu traseiro do veículo para conseguir realizar abordagem dos elementos.
Durante a fuga os suspeitos andaram mais de 50 km, passando por chácaras e fazendas em alta velocidade. O veículo foi localizado abandonado em uma chácara sem as placas.
Os suspeitos abandonaram o veículo e se abrigaram em uma região de mata fechada, durante busca veicular foi encontrado as placas do veículo, documentos, isqueiro, garrafa de bebida, um estojo de calibre 9mm e outros materiais.
Foi solicitado o guincho para remover a caminhonete, e durante a espera, os três suspeitos acabaram se entregando e saindo da mata, com eles não foi encontrado arma de fogo.
Ambos foram presos e encaminhados a Delegacia Judiciária Civil, para as devidas providências, eles devem responder por furto, ameaça, porte ilegal de arma de fogo, atentado contra segurança, bloqueio de via e outros.
Diante do incêndio e da obstrução da pista, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para apagar o fogo e desobstruir a pista.
Rodovias estaduais e federais seguem sem registro de bloqueios