O artigo de hoje possui um clima diferente. Estamos nos aproximando da Copa do Mundo, e, em que pese estarmos vivenciando momentos turbulentos ao redor do mundo, é fato que a atenção das pessoas se voltará as televisões no horário dos jogos. E isso não acontece só com o Brasileiro não, é um fenômeno mundial.
Tão grande quanto este torneio e nossa chance de sermos Hexa, são as companhias por trás dos patrocínios bilionários que dão suporte à FIFA.
Dentre as companhias algumas se destacam, como Coca Cola, Nike e Visa.
A Coca Cola, por exemplo, patrocina a Copa do Mundo oficialmente desde 1978.
Ora, mas você já pensou quanto os investidores da Coca Cola e das outras Empresas já ganharam ao longo desse período?
Vamos aos dados:
A The Coca Cola Company tinha sua ação cotada em 1982 ao preço de 0,94 dólares. Hoje, a ação está sendo negociada na casa dos 60 dólares. Só aqui temos uma valorização acima de 6000%, excluindo possíveis remunerações adicionais aos acionistas.
A Nike possui números ainda mais impressionantes. Desde o seu início na bolsa de valores, as ações já acumulam alta de 28.000 %. Ou seja, se você investisse 10.000 dólares você teria hoje 2.800.000 dólares — você não leu errado, o seu patrimônio seria de 2 milhões e 800 mil dólares —, excluindo os efeitos da inflação.
No caso da Visa a história se repete. Uma empresa que está presente em praticamente todos os países do mundo, cresce sem parar há muito tempo. Para se ter ideia, nos últimos 5 anos o retorno para os acionista foi de 91%. Isso quer dizer que o seu capital praticamente dobrou.
Já pensou seu capital dobrar a cada 5 anos? É algo incomum, porém vale o exercício.
Fato é que essas e outras inúmeras Empresas sobreviveram à muitas crises econômicas, turbulências políticas e até mesmo guerras, o que por si só prova sua resiliência. Além do mais, não apenas sobreviveram, mas também cresceram em momentos e ambientes hostis, entregando bons resultados aos seus acionistas.
Essas companhias são como os zagueiros da nossa Seleção Brasileira, buscam defender seus ativos com determinação e firmeza.
E você, já possui alguma defesa em sua vida financeira?
Marco Scarabelot – Assessor de Investimentos nº 28.182 – marco@cultivarinvestimentos.com.br