A Fórmula 1 é um dos eventos mais clássicos no mundo do esporte automatizados. E em 2018, é esperado grandes mudanças já que o evento com uma longa trajetória precisou se modernizar. Em 2016, a Fórmula 1 foi vendida por 25 bilhões de reais para o grupo norte-americano Liberty Media finalizando 40 anos do império de Bernie Ecclestone. Essa mudança é extremamente significativa já que agora uma nova administração significa muitas novidades.
Abaixo vamos falar sobre o que se pode esperar do GP em 2018.
Mudança 1 : Halo, uma nova proteção para os corredores de Fórmula 1
A Halo é uma das novidades que se pode esperar do Grand Prix 2018. A peça que serve como um suporte extra ao redor da cabeça do corredor vem sido estudada desde 2015 e finalmente vai ser colocada em prática depois de testes nas últimas duas temporadas. Cada uma das equipes pode realizar mudanças customizadas e personalizadas, mas sempre respeitando um protótipo para garantir o máximo de qualidade e de segurança para cada corredor. A nova proteção é uma obrigatoriedade regulamentada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Mudança 2 : Mais corridas e novos circuitos
A Fórmula 1 em 2018 vai contar com 21 corridas Grand Prix. O calendário oficial começa no dia 25 de março na Austrália e termina no dia 25 de novembro em Abu Dhabi. Serão 10 equipes competindo pela vitória. O vencedor do ano passado foi Lewis Hamilton, o qual segundo o site Betway (1 março 2018) tem quase 50% chances de vencer novamente este ano. O automobilista britânico já foi 4 vezes campeão, em 2008, 2014, 2015 e 2017. Hoje ele corre pela Mercedes. Essa temporada 2018 vai ser a mais longa da história com a inclusão da Alemanha e da França e com a exclusão da Malásia.A competição vai contar também pela primeira vez com dois corredores tetracampeões, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, o qual venceu em 2010, 2011, 2012 e 2013.
Mudança 3 : Mudança na transmissão das corridas
A forma como as corridas vão ser transmitidas também vai ser alterada. As câmeras terão outros posicionamentos, e podem ser esperadas mais baixas para mostrar a velocidade das corridas com mais realismo. Os gráficos também serão mais completos e melhores atualizados. A transmissão visa ser mais educativa para que o esporte ganhe cada vez mais fãs e telespectadores, um dos problemas que a Fórmula 1 vem enfrentando.
Mudança 4 : Novos contratos de construtoras e de pilotos
Como grande parte dos contratos entre construtoras e pilotos acabam no final de 2018, os eventos na Fórmula 1 em 2018 são extremamente importantes e decisivos para os novos rumos que o esporte pode tomar. Halmiton, por exemplo, ainda não confirmou se vai ou não continuar com a Mercedes. Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo também tem contratos até o final dessa temporada.
Mudança 5 : Novos modelos de pneus Pirelli
A Pirelli, uma das empresas parceiras da Fórmula 1, lançou mais dois tipos de pneus, os quais garantem uma mudança de estratégias nas corridas. Os pneus estão mais macios e mais velozes em 2018. O modelo cor de rosa é um dos mais aguardados da tempora.
Mudança 6 : Motores com uma vida mais longa
Por fim, uma mudança que não agradou muito, mas que vai acontecer é que cada piloto só terá direito a três unidades de potências por temporada. Se houver uma quarta, haverá punições. Esse será um grande desafio, pois é praticamente impossível realizar 21 corridas contando com 1 motor a menos.
As novidades na Fórmula 1 chegam para trazer um novo campeonato automobilístico em 2018, o que pode representar até mesmo uma nova fase no esporte. Tanto as construtoras como os pilotos vão precisar se adaptar e ir em busca de resultados. O esporte vai ficar ainda mais veloz, globalizado e interativo. A busca por novos torcedores e telespectadores é grande e a nova administração vai fazer de tudo para capturar a atenção de todos para cada um dos 21 eventos que serão realizados este ano. Com Hamilton e Vettel indo em busca de um quinto título mundial, as pistas vão estar ainda mais quentes.