Produtores rurais mato-grossenses terão a oportunidade de conhecer mais sobre “O Mercado de Carbono e as oportunidades para o agronegócio”. No dia 20 de agosto, entre às 8h e 13h (horário de MT), a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) apresenta o tema em um workshop, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).
O diretor do Instituto de Pesquisas em Biomassa e sequestro de carbono, Dr. Sanquetta, é quem apresentará informações aos agricultores que tiverem dúvidas sobre o assunto. Sanquetta também é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de ter ampla experiência nas áreas de Ecologia e Mudanças Climáticas. O especialista também é delegado oficial do Governo Brasileiro para a Convenção do Clima junto às Nações Unidas e membro autor oficial do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
O mercado de carbono é um método que incentiva a redução da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. Países e empresas que não conseguem reduzir os gases poluentes incentivam a redução por meio de projetos favoráveis ao meio ambiente.
Em Mato Grosso uma maneira muito utilizada pelos agricultores para sequestro de carbono, que favorece a produção sustentável no campo, é o plantio direto. Após a colheita do milho, os agricultores mato-grossenses deixam a palha do cereal sobre o solo, evitando o uso de maquinários para gradear a terra, removendo a matéria orgânica.
A técnica evita que as máquinas emitam gases na atmosfera, podendo semear a soja em cima da palhada na próxima safra. O plantio direto, além de ser sustentável, também pode garantir maior produtividade na colheita dos grãos.
Para não perder nenhum detalhe sobre o evento que abordará sobre o mercado de carbono, os produtores podem se inscrever no workshop pelo link abaixo. A inscrição e a entrada são gratuitas.