A uva possui uma variedade de antioxidantes, vitaminas e minerais que auxiliam na saúde e no combate de diversas doenças. Elas ainda têm um impacto significativo na redução de fatores de risco para doenças cardíacas.
Um dos principais nutrientes da uva é a vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda desempenha um papel essencial na saúde cardiovascular.
As vezes, quem mora na cidade não dispensa a possibilidade de poder ter uma horta com verduras, hortaliças e frutas. No entanto, os apaixonados pela videira que contam com pouco espaço ficam na dúvida sobre como plantar uva em casa.
Você sabia que plantar uva no quintal de casa é bastante prático?
Mas é preciso alguns cuidados. As uvas mais resistentes para cultivo no quintal ou jardim são as americanas. Além de ser uma ótima opção de plantio em casa, a fruta ainda é rica em benefícios para a saúde, sendo capaz de melhorar a visão e controlar a pressão arterial.
Para a plantação, o ideal é um espaço mínimo de 2,5 metros de largura para 1,5 metro a 2 metros de distância entre as mudas. Vale lembrar que o local escolhido não deve ser de sombra, pois a plantação gosta de sol e o solo tem que ser preparado com calcário e o PH deve estar em 7.
As uvas devem ser plantadas em locais com pouca chuva, que apresentem boa ventilação e onde não haja umidade. A planta prefere temperaturas entre 15 e 30 graus, faixa que influencia o processo de fotossíntese, a produtividade e a duração dos dias entre floração e colheita, período que deve contar com muita luminosidade.
Por ser uma planta trepadeira, a cultura precisa de suporte para a sustentação dos ramos. Normalmente, as plantas são conduzidas na horizontal, o que permite melhor desenvolvimento e maior produção.
A plantação deve ser irrigada diariamente, mas sem encharcar a plantação. Já o tempo da colheita, o estimado e que leve de 85 a 200 dias do início do cultivo.